use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

No que se refere à democratização do cinema no Brasil, é possível destacar aspectos positivos e negativos. Se por um lado o país, em sua legislação, tem a promoção da cinematografia garantida devido ao direito á cultura; por outro, esta tem sido usada pela indústria como ferramenta capitalista, afastando-a do seu papel cultural. Diante disso, convém analisarmos o real alcance atingindo por dada democratização e sua finalidade, a fim de mitigar mazelas inseridas em dado direito civil.



Em um primeiro momento, a democracia do cinema no país é, hoje, lei intrínseca no viés cultural, necessário á nação. Isso porque, a cultura atribui uma educação acerca da identidade e desenvolvimento social do indivíduo, assumindo o que o educador Paulo Freire afirma ser uma educação libertadora. Nesse sentido, enxerga-se tal liberdade às telas como um fator positivo para a sociedade, como a garantia de seu fomento.



Porém, sob uma análise prática do que é o cinema hoje no Brasil, sua abrangência e finalidade, pode-se ver deficiências já discutidas na escola de Frankfurt, no século XIX – “a indústria cultural”. Isso se da porque, segundo o site Tecmundo, grande parte da sociedade brasileira não tem devido acesso ao cinema e/ou suas raízes, em virtude da caracterização econômica, o que estratifica o acesso. Dada verticalização é inaceitável, fere o conceito de educação libertadora e contrasta com direitos assegurados na constituição de 1988.



Em suma, democratizar o cinema no Brasil, de maneira consistente, é indispensável. Para tanto, o Estado, através do Ministério responsável pela cultura, deve proporcionar ações de integração da sociedade com a cinematografia, por meio do freio da indústria cultural, somada a promoção do acesso a identidade regional e nacional. Isto, através de políticas que atinjam todos os públicos sociais, com cinemas gratuitos ou de baixo custo. No intuito de permitir uma educação libertadora associada ao direito cidadão que vai contra o ideário industrial.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!