ENTRAR NA PLATAFORMA
ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

 Iniciado efetivamente com a Semana de Arte Moderna de 1922, o Modernismo revolucionou as artes ao propor uma linguagem artística própria, preocupando-se com o distanciamento do academicismo e, consequentemente, da elitização desse meio. No entanto, passado alguns anos desde o movimento, percebe-se que esse ideário não se concretizou em relação ao acesso ao cinema no Brasil, uma vez que para grande parte da população é inacessível. Nesse cenário, os fatores socioeconômicos e culturais devem ser analisados. 


 Inicialmente, é evidente que os aspectos econômicos influenciam a problemática. Segundo o filósofo Pierre Bourdieu, a violência simbólica é caracterizada pelas distinções sociais que acarretam segregações. Nesse sentido, a indústria cinematográfica é concentrada nos grandes centros econômicos, nos quais a população periférica e de menor poder aquisitivo não possui acesso, assim gerando a segregação socioespacial e consolidando a ideia de arte como elitista. 


 Ademais, por outro lado, observa-se que as inovações tecnológicas ajudaram, em certa medida, a diminuir esses obstáculos. De acordo com os pensadores da Escola de Frankfurt, a indústria cultural também representou uma maior acessibilidade a esse universo, por meio da constante reprodutibilidade. Um exemplo disso, são as plataformas digitais que disponibilizam filmes e séries como o youtube, bastante comum entre os jovens. 


 Portanto, a democratização ao acesso ao cinema no Brasil ainda é um desafio. Para mitigar, a união, na figura do Ministério da Educação e Cultura, deve viabilizar a criação de espaços que contaram com telões, nos quais serão televisionados filmes, nas escolas de lugares estratégicos, como nas periferias. Esses eventos deverão ser abertos ao público, para garantir maior inclusão e acessibilidade. Em adição, o Poder Legislativo deverá discutir uma lei que viabilize a diminuição dos preços de ingresso. Assim, a proposta modernista será uma realidade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde