use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

        Criticado por teóricos da Escola de Frankfurt como Adorno e Horkheimer por ser intrinsecamente ligado ao papel mercadológico da Indústria Cultural, o cinema é, notadamente, um dos elementos culturais mais ímpares do mundo contemporâneo. Entretanto, o Brasil enfrenta dificuldades em garantir a viabilização dessa prática de maneira universal devido, principalmente, a ineficácia governamental e o distanciamento entre ambiente escolar e a realidade.


        Em primeiro plano, é relevante abordar que, apesar do Brasil estar inserido em um mecanismo econômico capitalista com tendências a redução das responsabilidades estatais, a negligência governamental ainda assim não é justificável. Esse fato, quando analisado sob ótica econômica de liberais como Mises e Hayek, apresenta-se como crassa violação ao Princípio do Dano, que coloca como dever estatal atuar em áreas nas quais o mercado não pode. Dessa forma, a baixa taxa de existência de cinemas em regiões historicamente segregadas - como o Norte e o Nordeste - configura-se como uma supressão do direito à cultura garantido na Constituição Federal de 1988.


      Ademais, concomitantemente a essa dimensão política, quando o teórico da educação como processo cultural e social Lev Vygotsky afirma que a escola não pode se distanciar dos aspectos da vida cotidiana daqueles que a frequentam, corrobora-se a necessidade de inserir eixos temáticos relacionados a importância do cinema na abordagem do ensino básico. Apesar disso, a educação brasileira não o faz de maneira efetiva, tendo em vista que, quando o faz, se trata de um processo meramente passivo de transmissão de filmes restrita aos alunos sem a reflexão acerca do papel do cinema na formação cultural.


       Portanto, cabe ao Ministério da Educação, juntamente ao Ministério da Cidadania, fomentar a utilização de espaços escolares como salas, auditórios e quadras como cinemas comunitários, por meio do aproveitamento da existente estrutura de cadeiras e projetores. Essa ação deve ser feita almejando viabilizar a difusão desse tipo de ambiente em regiões de inviabilidade mercadológica e, assim, efetivar o promulgado na Constituição Federal e democratizar o cinema no Brasil.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!