ENTRAR NA PLATAFORMA
Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

 Em um dos episódios do seriado mexicano "Chaves" o personagem Chaves faz uma visita a uma sala de cinema, algo que ele nunca havia feito antes, em função de sua condição financeira. Fora da ficção, percebe-se a semelhança entre a realidade de muitos brasileiros e a vivência do personagem, visto que muitos não têm acesso ao cinema. Ora, tal cenário é fruto de um Poder Público omisso quanto à democratização da cultura cinematográfica no país e de uma sociedade marcada por contrastes socioeconômicos.


 Essa problemática se deve, a princípio, à postura omissa do Estado, visto que este não tem exercido seu papel social, como promotor do desenvolvimento. Essa conjectura de distanciamento é explicada pelo conceito de "Instituição zumbi", termo usado pelo sociológo Zygmunt Bauman para descrever a perda de função social apresentada pelos governos atuais. Isso pode ser observado pela negligência quanto à promoção do desenvolvimento e formação cidadã da população, com desrespeito ao artigo 215 da constituição, que preconiza como função do Estado o acesso à cultura. Assim sendo, percebe-se a incoerência com o ideal vigente de ordem e progresso.


 Outrossim, a segregação espacial e econômica, situação na qual se encontra a parcela que não usufrui de desse serviço, não permite tal anseio. Essa condição de desigualdade é coerente com o pensamento do filósofo Pierre Lévy, que afirma que toda nova tecnologia gera seus excluídos, tal como o cinema desde sua origem. Essa exclusão é exemplificada com as condições díspares de oferta e consumo de cultura, visto que os cinemas têm se instalado em áreas nobres, em detrimento de zonas menos abastadas. Desse modo, concebe-se a ideia de que a pós-modernidade trouxe consigo o desenvolvimento e a exclusão.


 Depreende-se, portanto, a necessidade de medidas concisas que mitiguem esse panorama. Para tanto, cabe ao Ministério da Cidadania a promoção da cultura cinematográfica, por meio do direcionamento de verbas públicas para um fundo subsidiário para jovens estudantes que residem nas periferias, visando democratizar o acesso. Por fim, convém que as secretarias de Educação instituam a valorização do cinema nas escolas, por meio da oferta de salas de cinema, com o objetivo de torná-lo mais acessível. Assim, veremos mais realidades mudadas como a de Chaves.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado