ENTRAR NA PLATAFORMA
ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

      Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito ao bem-estar social. Em face disso, é notório que, na contemporaneidade os avanços culturais como a democratização do acesso ao cinema não é difundido de forma igualitária no Brasil, o que gera discordância da promulgação proposta pela ONU. Por isso, é relevante uma análise dos aspectos que corroboram essa problemática intrínseca à realidade brasileira, dentre os quais destacam-se a má distribuição cultural e as insuficientes políticas públicas em prol da inclusão como elementos marcantes.



    Antes de tudo, como primeira constatação observa-se que preocupações associadas à difusão cultural cinematográfica é pertinente no território brasileiro. Por conta disso, é preciso buscar as causas dessa questão, entre as quais, emerge como a mais recorrente a má distribuição cultural. Ainda mais, isso ocorre, principalmente, em virtude da concentração tecnológica em algumas localidades devido à importância econômica, o que não generaliza a igualdade em áreas afastadas, como o Norte do país. Por conseguinte, esses fatores favorecem na formação de um problema social de grandes dimensões, visto que o cinema é um recurso de lazer que todos devem aproveitá-lo. Dessa maneira, sem a presença de uma lógica que permita tomar decisões de bom senso, esse empecilho tem sua intervenção dificultada.



     Ademais, outro ponto importante está relacionado às questões geradas por esse contexto. Como fator negativo dessa problemática está a ineficiente inclusão digital, a qual deve ser gerida por políticas públicas capazes de abranger toda à nação. Outrossim, vale salientar que Habermas, um dos filósofos mais importantes da história, traz uma forte contribuição ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Com base nisso, a racionalidade é de suma importância para promover ações de cunho social e igualitário. Logo, trazer à pauta o tema e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.



      Portanto, medidas são necessárias para mudar esse quadro. Para tanto, cabe ao Governo Federal, que tem como finalidade regrar e organizar a sociedade, por meio da aprovação no Congresso Nacional, ampliar as redes de "internet" pelo interior do Brasil e desenvolver cinemas públicos gratuitos em todos os municípios deficitários para a população, no intuito de ampliar o direito social e considerar plena a promulgação da Organização das Nações Unidas, a fim de um país mais conectado culturalmente. Dessa forma, ressalta-se a importância de se resolver o problema atual, pois, como defendeu Martin Luther King: "Toda hora é hora de fazer o que é certo".

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde