ENTRAR NA PLATAFORMA
Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Segundo uma das premissas mais famosas da escritora francesa Simone Beauvoir, "É preciso erguer o povo à altura da cultura e não rebaixar a cultura ao nível do povo". Uma das maneiras de alcançar a ideia-núcleo dessa frase - o processo de aculturação da sociedade - é por meio de filmes e documentários exibidos nos cinemas. No entanto, no Brasil, a democratização do acesso a esses espaços de lazer tem sido insuficientemente fomentada pela Estado, apesar de algumas medidas tenham-se mostradas bem planejadas.


Decerto, o acesso ao cinema aumentou bastante a partir da redemocratização do país, conforme explicita o site "adorocinema.com" em matéria publicada em 2016. A esse fenômeno pode ser atribuído a adoção de algumas políticas públicas arrojadas, tais como a aprovação da lei da meia-entrada, que obriga empresas do ramo cinematográfico a reduzirem pela metade o preço de ingressos para estudantes e idosos. Ademais, em algumas escolas públicas, várias secretarias estaduais e municipais de educação, como as de São Paulo e Rio de Janeiro, têm fornecido anualmente ingressos aos alunos. Ressalte-se que esse projeto busca a excelência na metodologia pedagógica nas escolas, pois ele considera a transversalidade da Base Nacional Comum Curricular no tocante à promoção do enriquecimento cultural da discência a partir de atividades extraclasse.


Entretanto, apesar desses avanços, que podem ser denominados ações afirmativas, o acesso ao cinema continua bastante restrito às classes mais favorecidas. Isso pode ser explicado pelo baixo investimento governamental em ações que fomentem a democratização desse local recreativo. De acordo com relatório do Banco Mundial, o Brasil investe apenas 0,4% de seu Produto Interno Bruto em cultura. Esse dado sugere que algumas medidas bem-vindas, tais como a Lei Rouanet - a qual permite o barateamento de filmes por meio de subsídios do governo-, não têm recebido recursos suficientes.


Logo, torna-se crucial ao Estado avolumar, via Ministério da Cidadania, recursos para a promoção do acesso ao cinema no país, a partir, por exemplo, de verbas advindas de leilões de petróleo do pré-sal, as quais devem ser repassadas às gestões estaduais e municipais a fim de abranger a oferta de ingressos não só para discentes, mas também para famílias hipossuficientes de comunidades periféricas. Ademais, o Ministério da Economia deve propor ao Legislativo a desoneração fiscal de empresas que ofertarem descontos a esses núcleos familiares, com o escopo de tornar mais acessível a compra de ingressos.


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado