ENTRAR NA PLATAFORMA
ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Com a Revolução Industrial, muitos avanços tecnológicos surgiram ao longo do tempo. Porém, vários brasileiros não acompanharam esse processo de evolução. Com isso, apesar da grande importância do cinema o acesso ainda é restrito a pessoas da classe média e alta, por o ingresso ter alto custo, as de baixa renda acabam por não poder desfrutar deste meio. Nessa toada, a precariedade e a negligência governamental emergem como empecilhos para solução da problemática.
Em primazia, é válido ressaltar que o cinema tem grande influência na formação da sociedade. Posto que, as pessoas inspiram-se nos artistas e no que é passado. Nesse viés, o escritor Thomas More em sua obra "Utopia" retrata a sociedade como livre de qualquer problema e conflito social. Entretanto, o Brasil ainda está longe de encaixar-se a essa realidade. Porquanto, apesar de tal importância às pessoas de baixa classe social vivem, muitas vezes, em situações precárias e não tem condições de custear ingressos cujo preço é bastante elevado. Sob esse ponto de vista, nota-se a necessidade da diminuição dos preços dos bilhetes.
Em outra frente, o Governo tem parte dessa culpa por não disponibilizar meios para que todos tenham este acesso. Como dito por Thomas Hobbes "o estado é responsável pelo bem-estar social". À vista disso, concretiza-se a culpa do governo visto que, os cinemas só existem na maioria das vezes ,em grandes cidades o que dificulta as pessoas da Periferia, de cidades pequenas e de interior, usufruírem deste. Logo, faz-se Mister uma ação do Governo para que essa situação seja revertida de forma que o cinema seja alvo de fácil acesso.
Portanto, com o fito de tornar o cinema um local com acesso a todo o corpo social, o Governo deve, juntamente a mídia, fazer parcerias-público privadas e organizar promoções para baixar o preço dos ingressos e divulgar por meio do rádio e da televisão para que todos fiquem cientes dessa oportunidade e assim possam desfrutar. Além disso, o governo deve, na figura das prefeituras, destinar recursos para a construção de cinemas nas cidades e esses com preços significativos, a fim de garantir o desfrute de todos. Tais medidas seriam eficazes para democratizar o acesso ao cinema e mitigar impasses que impedem a participação de todos. Solucionar essa questão é algo à longo prazo, mas precisa que o primeiro passo seja dado.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde