ENTRAR NA PLATAFORMA
ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

O filme norte-americano “Avengers End Game”, lançado em 2019, arrecadou milhões de dólares em bilheteria e consolidou-se como a maior obra assistida da indústria cinematográfica mundial. Hodiernamente, a democratização do acesso ao cinema no Brasil é um empecilho, visto que há uma pirataria existente e parte da população não encontra tempo para o lazer. Decerto, isso é um problema e merece um olhar mais crítico de enfrentamento.


Primordialmente, é importante destacar que com a eclosão da Guerra Fria tornou-se mais difícil combater à pirataria, posto que os meios digitais foram universalizados e, hoje, é possível assistir qualquer filme com apenas um clique. A Constituição Federal de 1988 proíbe a veiculação de contrabando, porém, as autoridades não fiscalizam com rigor. Dessa forma, filmes inseridos em discos rígidos e sites piratas tornam-se atração para a população, por serem mais baratos e de fácil acesso.


Além disso, com alicerce na Revolução Industrial, os cidadãos não encontram tempo para o entretenimento oferecido pelos cinemas, visto que há uma carga horária enorme de trabalho. Outrossim, é a necessidade de permanecer no emprego para poder sustentar a casa e pagar os altos impostos ofertados pelo governo. Desse modo, enfatiza-se a “Sociedade do Cansaço” proposta pelo sociólogo coreano Byung-Chul Han, em que o indivíduo deixa de se preocupar com os aspectos sociais do país e, com essa estafa, não se permite usufruir do lazer.


Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. É mister que o Governo Federal cumpra, por meio das leis já existentes, as fiscalizações em relação a pirataria, a fim de atenuar o contrabando e, assim, valorizar o trabalho da indústria de filmes. Ademais, é importante que o Ministério da Educação crie, por meio de verbas, campanhas nas escolas e redes sociais, com intuito de estimular os cidadãos na busca pelo lazer e, assim, levar cada vez mais pessoas para as salas de cinema. Dessa maneira, será possível democratizar o acesso e trazer mais filmes para o topo de bilheteria, como “Avengers End Game”.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde