ENTRAR NA PLATAFORMA
ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

  “No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho.” Por intermédio desse trecho do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, pode-se dizer que, a centralização do acesso ao cinema configura-se como um obstáculo para que muitas pessoas possam frequentar as salas cinematográficas. Assim, a exclusão social e o desenvolvimento tecnológico, são os principais responsáveis pelo quadro.
  Em primeiro lugar, cabe salientar que, a exclusão social é um empecilho para que uma parte considerável da população não tenha acesso às salas cinematográficas. Nesse contexto, os cidadãos que residem em lugares longes dos grandes centros e onde as políticas públicas de acesso não chegam de maneira eficaz; veem a sala de cinema como um sonho difícil de se realizar. De maneira análoga, o filme Tapete Vermelho, demonstra as dificuldades que uma família de nordestinos encontra para conhecer o cinema. Dessa forma, inúmeras pessoas ainda sentem-se excluídas do acesso à essa tecnologia.
  Por outro lado, verifica-se que, o avanço tecnológico possibilitou que uma parte da população pudesse ter acesso à filmes, na própria residência. De acordo com o sociólogo contemporâneo Zygmunt Bauman, a pós-modernidade é “líquida”, ou seja, transforma-se e modifica-se de maneira acelerada, resultando em uma sociedade individualista. Nesse viés, muitos brasileiros dão preferência a assistir filmes em casa, de maneira individual, não precisando pagar tão caro para se ter acesso à filmes recém lançados. Assim, enquanto poderiam estar em contato com outras pessoas, estarão em seus quartos, deixando as salas de cinema com um baixo número de telespectadores.
  Portanto, é perceptível a necessidade de soluções para mitigar o problema. Para tanto, cabe ao Ministério da Cidadania, em parceria com os municípios, desenvolver políticas públicas como transmissão de filmes em ambientes públicos, para que, mais pessoas possam acessar esse meio de propagação cultural. Somente assim, retirando as pedras do caminho, construir-se-á uma sociedade mais inclusiva e coletiva.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde