ENTRAR NA PLATAFORMA
ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Apesar de se destacar enquanto potência econômica mundial, o Brasil ainda vivencia problemas sociais arcaicos, como a democratização do acesso ao cinema. Diante da gravidade dessa questão, urge uma discussão acerca dos empecilhos que dificultam o acesso da população as salas de exibição.


Com o advento da Revolução Industrial, várias tecnologias foram criadas, dentre as quais está o aplicativo de exibição de séries, documentários e filmes: “Netflix”. A partir da criação do programa, os cinemas brasileiros sofreram uma redução do número de telespectadores. Isso se deve ao fato dos preços mais atrativos, uma grande variedade de opções para o público e a comodidade de assistir onde estiver. Gerando assim, uma concorrência com os tradicionais cinemas brasileiros.


Somado a isso, podemos dizer que o baixo índice de salas de cinema no Brasil, principalmente em pequenas cidades e em bairros periféricos, o alto custo para assistir a uma exibição nas telas e a dificuldade de locomoção – por conta do caos da mobilidade urbana – faz com que a quantidade de pessoas menos favorecidas diminua a cada ano nos cinemas, gerando assim um impasse.


Assim, tendo em vista a democratização do acesso aos cinemas no Brasil, o Governo deve levar à população por meio das mídias de grande impacto – como Rede Globo, SBT e Record – informações sobre os filmes em cartaz, além de subsidiar exibições para reduzir o custo das apresentações e atrair mais telespectadores. Além disso, promover juntamente com as empresas exibidoras, a descentralização dos cinemas brasileiros para áreas de menores rendas. Ademais, as escolas devem promover aulas menos conteúdistas e mais tangíveis à realidade do aluno, sobre a importância cultural dos cinemas. Isso pode ser feito por professores que discutam e debatam de maneira didática, natural e eficiente, de modo que haja melhora desse quadro indesejável.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde