ENTRAR NA PLATAFORMA
ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

"No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho." De forma análoga ao trecho do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, percebe-se que a pedra é um obstáculo, assim como a questão da falta de democratização do acesso ao cinema no Brasil. Dessa maneira, é indubitável a necessidade de uma análise profunda e eficaz sobre essa temática. Isso se evidencia não somente pelo baixo incentivo à cultura, mas também pela capitalização das artes.



Primordialmente, a arte se faz necessária para a formação dos cidadãos. Segundo o filósofo prussiano Immanuel Kant, o indivíduo é aquilo que a educação faz dele. Todavia, é possível observar que, no cenário brasileiro, não há uma grande valorização das artes visuais, influenciando, negativamente, no acesso dos indivíduos ao cinema, na formação do pensamento artístico e do senso crítico.



Além disso, a capitalização das expressões artísticas é uma forma de exclusão, pois as camadas mais populares da sociedade passam a não integrar ambientes com as salas de cinema. A monetização das artes salienta as desigualdades no território nacional revelando a globalização como perversidade, uma faceta do processo de globalização proposta pelo geógrafo brasileiro Milton Santos.



Portanto, medidas são necessárias para a resolução do impasse. O Ministério da Educação, juntamente com as mídias veiculadoras de informações, devem incentivar a valorização do cinema por meio de campanhas e palestras ministradas nas instituições de ensino. Ademais, a população civil precisa pressionar o legislativo - resultante da tripartição dos poderes proposta por Montesquieu - para a elaboração de leis de incentivo à cultura e melhoria da distribuição de renda, por meio de petições e a abaixo-assinados. Com estas ações, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, os impactos da globalização perversa vivenciados na contemporaneidade e, finalmente, a pedra citada por Carlos Drummond de Andrade não estará presente no caminho do povo brasileiro.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde