ENTRAR NA PLATAFORMA
ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

   Análogo ao descrito pelo físico Isaac Newton- Um corpo tende a permanecer em seu estado repouso, a menos que uma força externa suficiente atue sobre ele, alterando sua inércia- A democratização do acesso ao cinema no Brasil é um dilema inerte na sociedade. Nesse sentido, em vez de funcionar como a força  necessária para alterar esse percurso, do repouso para o avanço, o Governo  acaba por contribuir com esse problema.


   Primeiramente, o Estado ao se eximir da sua responsabilidade, viola os direitos dos cidadãos. De acordo com a constituição de 1998, é dever do Governo garantir o acesso ao lazer. No entanto,  este dever não é cumprido, uma vez que 83% da população brasileira não tem acesso ao cinema - importante meio de lazer- como mostra o site meio e mensagem. Dessa maneira, torna-se imprescindível uma atuação mais latente da esfera governamental.


   Ademais, o cinema é um grande disseminador de cultura, e por isso o seu acesso deve ser irrestrito a população. Nesse viés, muito além  de divertir, composições como " O auto da compadecida", filme de origem nordestina, representam o "universo" de uma determinada região ou sociedade. Diante disso, fica evidente a função da composição cinemcinematográfica, ao retirar o indivíduo de sua bolha social. Dessa forma, faz-se necessário a democratização dessa ferramenta. 


   Portanto, infere-se que medidas são necessárias para findar essa problemática. Para isto, o Governo Central-  visto ser o órgão responsável por garantir o bem-estar da população- em parceria com os municípios, deve democratizar o acesso ao cinema no Brasil, por meio de políticas públicas, como a construção de cinemas populares, sobretudo nas cidades interioranas. Objetivando assim, tornar o cinema acessível a toda população. Desse modo o Governo funcionará como a força descrita por Newton e mudará a trajetória desse dilema.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde