ENTRAR NA PLATAFORMA
Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

   Na obra literária "Fahrenheit 451", de Ray Bradbury, é retratado um futuro distópico em que uma corporação totalitária controla o aspecto intelectual e crítico da sociedade. Nesse sentido, por meio da queima de livros e da homogênea submissão do público aos televisores - presentes em todo o cotidiano, exibindo conteúdos sensacionalistas -, esse agente repressor forma uma comunidade autovigilante. Fora da ficção, contudo, é perceptível a inexistência de uma homogeneidade para o acesso ao cinema - ferramenta estimulante à criticidade do indivíduo -, já que a descentralização das transmissões cinematográficas e o barateamento dos ingressos não são políticas públicas adotadas pelo estado. Assim, hão de ser analisados tais fatores, a fim de concretizá-los. 


   É lícito analisar, em primeiro plano, que a falta de planejamento urbano na formação das cidades metropolitanas contribui para a concentração das salas de cinema na região mais urbanizada. Nesse espectro, a modernização da cidade do Rio de Janeiro, realizada no Período Joanino, para agradar a recém-chegada elite portuguesa, incluiu a criação de teatros e a incorporação de elementos da Art-Noveau - altamente elitista -; o que ratifica o caráter segregacionista da arte no Brasil colonial, perpetuado na construção de cinemas somente em metrópoles brasileiras no século XX, destituindo, dessa forma, a parcela populacional interioriana do acesso a tais centros de entretenimento. 


   Além disso, é factual afirmar que o alto custo dos ingressos impede a plena utilização do cinema no Brasil, uma vez que, somado ao custo para transporte, representa parte substancial da arrecadação familiar das classes mais abastadas. Desse modo, percebe-se que o encarecimento das entradas aos cinemas age como fator de seleção ao contigente populacional que pode ter acesso à cultura, à arte e ao entretenimento - ferramentas de estímulo à criticidade -. Sob esse viés, o filósofo Pierre Bourdieu afirma que instrumentos criados para a democracia não devem ser utilizados para a manipulação, atestando a importância do barateamento dos ingressos para o acesso consciente. 


   Arremata-se, portanto, a importância da democratização do acesso ao cinema no Brasil, bem como a urgência que o tópico requer. Com o fito de proporcionar a homogeneidade para o usufruo desses centros de cultura, urge que o Ministério da Cidadania, em parceria com empresas cinematográficas e secretarias de cultura municipais, por meio de licitações planejadas, descentralize as salas de cinema para as cidades do interior. Essa ação, realizada através de uma reformulação na Lei de Diretrizes Orçamentárias, efetivaria o barateamento dos ingressos para toda a população. Somente assim, será possível ter um futuro em que, de forma contrária a "Fahrenheit 451",  a criticidade - por meio do cinema - seja universalizada. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado