use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um corpo biológico, por ser igualmente composta de partes que interagem entre si e adotam uma postura de dependência. De forma análoga, os problemas que cercam a democratização do acesso ao cinema no Brasil, podem ser comparados a uma doença que, como qualquer outra, deve ser diagnosticada e tratada. Nesse contexto, há fatores que não devem ser negligenciados, como a centralização dos cinemas nas regiões metropolitanas do país e da importância do papel crítico das obras apresentadas nas telas.


Primeiramente, é fulcral pontuar que, com o fenômeno do êxodo rural, a economia nacional passou a atuar de forma mais ativa nas regiões urbanas brasileiras. Da mesma forma, observa-se a aglomeração das salas de cinema nessas áreas. Tal aglomeração restringe o entretenimento a uma seleta parte da população à medida em que áreas afastadas sofrem com o sucateamento das instalações, além do atraso, comparado às áreas urbanas dos filmes em cartaz. Tais fatores contribuem diretamente para o desinteresse dos residentes dos locais carentes de cinemas e caracteriza-se como um obstáculo ao que se refere à democratização do acesso a este espaço.


Ademais, é imperativo ressaltar o papel do cinema na formação do senso crítico dos espectadores. Exemplo disso está na obra “Tempos Modernos” de Charlie Chaplin, na qual é exposta a condição de alienação do trabalhador em sua época, sendo de extrema importância para revoluções que ocorreram posteriormente e que garantiram melhores condições de trabalho. Portanto, ao serem privados desse importante meio de transformação social, os cidadãos deixam de ser estimulados ao pensamento crítico.


Dessa forma, é mister que o Estado tome providências para superar o impasse. Para que a ampla parcela da população garanta o direito do acesso ao cinema, é necessário que o Governo Federal, junto ao Ministério da Cultura, crie espaços públicos para a exibição de filmes variados, que atendam às diversas faixas etárias. Além disso, é importante a criação de um grupo de discussão nesses locais, com o intuito de ocorrer a troca de opiniões sobre os filmes exibidos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!