use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Tem-se observado nos últimos anos a estreia de diversos filmes que atingem a marca de bilhões de dólares arrecadados na bilheteria mundial, como o caso da saga 'vingadores', super heróis que lutam para salvar o mundo. Porém, o dinheiro ganho pelos cinemas brasileiros não reflete o número de pessoas atingidas pela cultura da sétima arte, haja visto que esta ainda é uma atividade elitista no país, que tem ingressos caros e conta com uma má distribuição dos cinemas, presentes apenas em grandes centros.


Por conseguinte, a parcela populacional excluída do acesso à salas cinematográficas se vê prejudicada por não adquirir o conhecimento que essas podem proporcionar, além do fato de não terem a possibilidade de usufruir dessas obras como lazer e sentir as emoções trazidas por elas. Para o filósofo Schopenhauer, o homem é um ser triste e que só reverte essa situação ao se conectar com a arte, que nos dá prazer e mostra quem realmente somos. Infelizmente muitos não podem ser felizes na visão de Schopenhauer em nosso país, onde a cultura não atinge grande parte dos cidadãos.


Portanto, para democratizar o acesso ao cinema no Brasil, é preciso que o ministério da educação (MEC) em conjunto com o ministério da cidadania leve para os moradores de regiões afastadas cinemas itinerantes, que exibam filmes para diversos públicos de faixas etárias distintas gratuitamente. Além disso, deveria ser disponibilizado pelo governo federal em parceria com a ancine, filmes nacionais de domínio público no site da agência nacional de cinema. Desse modo, o número de brasileiros que frequentam o cinema aumentará de 17% para a totalidade da população.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!