ENTRAR NA PLATAFORMA
ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

    Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é apresentada uma sociedade perfeita e justa, em total harmonia, livre de problemas de qualquer natureza. No entanto, o que presenciamos no Brasil é claramente oposto ao que é mostrado por More, visto que, o acesso ao cinema não é democrático, fato embasado pelo alto custo dos ingressos e pela concentração das salas em áreas de renda mais alta, já que tais fatores sustentam a exclusão social e a manutenção da pobreza cultural brasileira. Neste plano, faz-se crucial o debate e a análise da questão, para que se possa intervir e solucionar o problema.


    Primeiramente, de acordo com o cientista político Thomas Hobbes, o Estado é responsável pela situação do corpo social o qual governa, de forma que é seu dever zelar pelo seu povo. Com base nisto, a democratização do acesso ao cinema é um problema do governo brasileiro e deve ser sanado. Sabe-se que o valor do ingresso de cinema está muito além do que grande parte da sociedade pode pagar, e isto causa exclusão da população de menor poder aquisitivo, a qual não compartilha dos benefícios culturais que a sétima arte proporciona.


    Noutro plano, temos somente menos de um quinto da população brasileira frequentando o cinema. Este dado, em grande parte, é alicerçado pela grande concentração atual das salas em áreas de centros urbanos apenas, o que dificulta o acesso por parte das populações de determinadas regiões as quais não se localizam nos locais mais privilegiados. Desta forma, temos inúmeros brasileiros que não conseguem usufruir do prazer e conhecimento proporcionados pelo cinema, realidade que deve ser mudada.


    Assim, o governo brasileiro deve assumir seu papel e resolver o problema. Para isso, o Tribunal de Contas da União deve liberar verba para que o Ministério da Educação possa disponibilizar mais salas de cinema pelo país de forma descentralizada e com custo bem menor além de incentivar visitas da população de todas as regiões ao cinema, através de campanhas visando maior contato do brasileiro com as salas. Desse modo, poderemos solucionar a médio e longo prazo o problema da democratização do acesso ao cinema no Brasil, caminhando para a sociedade de More.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde