use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

 Para todo problema complexo existe sempre uma solução elegante, simples e completamente errada. O argumento do jornalista e crítico social Henry Louis Mencken leva à reflexão de que é necessário considerar todas as opções antes de fazer uma escolha. Nessa perspectiva, ao analisar o acesso democrático ao cinema brasileiro, nota-se que o desenvolvimento econômico centralizado no país, e a ascendente importância feminina em produções cinematográficas de destaque, tornam relevante debater sobre essa temática.
 Em primeiro momento, insta esclarecer que a Constituição Federal de 1988 garante o acesso a eletricidade como direito de todos e dever do Estado. No entanto, segundo o site G1, mais de um milhão de residências no Brasil não possuem rede elétrica, ou seja, ineficácia constatada por parte do governo. Sob essa ótica, é possível perceber que a falta de infraestrutura em algumas regiões, principalmente Norte e Nordeste, limita a construção de novas salas de cinema, e acaba privando parcela da população do acesso à "Sétima Arte", nome esse carinhosamente dado ao cinema. Assim, é importante que a sociedade civil cobre e fiscalize o ordenamento jurídico.
 Outro ponto importante, é que Lumiére, um dos inventores do cinema, talvez nunca pudesse imaginar, além do fracasso de sua invenção, o protagonismo alcançado por mulheres em alguns filmes contemporâneos. Atrizes muito bem sucedidas competem e até superam seus concorrentes homens tanto pela qualidade de atuação, quanto dos astronômicos salários. Isso mostra que direitos e oportunidades iguais podem fazer do "tal sexo frágil", não superior, mas sim equivalente aos homens.
 Diante do supracitado, é crucial que o Governo Federal invista na capacitação de profissionais, por meio de palestras, cursos e infraestrutura, que possam esclarecer e conscientizar a população quanto a gravidade do tema abordado. Com isso, espera-se melhor qualidade de vida e inclusão social no país, juntamente com cidadãos mais ativos por seus direitos. Em analogia a Mencken, que esse problema tão complexo seja resolvido de forma simples ou complexa, porém, correta

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!