ENTRAR NA PLATAFORMA
ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Desde os processos denominados “Boom do Café” e “Êxodo rural”, houve a criação e rápida ascensão dos centros urbanos localizados na região Sul e Sudeste em detrimento às outras regiões nacionais. Tal cenário contribuiu para a precária infraestrutura existente em cidades periféricas, onde o acesso aos cinemas torna-se quase nulo. Esse contexto revela-se cruel, seja pela marginalização imposta, seja pela falta de investimento estatal que exclui grande parte da população.


A priori, é digna a menção da segregação existente no âmbito cultural para com os cidadãos de baixa renda. No Brasil, o processo de industrialização, a partir dos anos 60, ocorreu de forma letárgica e desorganizada, obrigando a população menos favorecida a ficar às margens das grandes cidades onde a existência de centros culturais é quase nula, isto é, dificultando o acesso, inserção e consumo do mundo cinematográfico. Dessa forma, a conjuntura nacional revela-se desigual e oligárquica.


Além disso, a desvalorização ao mundo dos filmes, proveniente do governo contribui para um cenário apático e retrógado. Na Grécia antiga, atividades culturais eram extremamente valorizadas, pois eram tidas como dignificantes, ou seja, a cultura faria do homem um indivíduo melhor e pleno em suas relações sociais. Logo, o descaso estatal torna-se propulsor de desigualdades, onde o rico tendo acesso a diferentes tradições carrega o status de “culto” e os mais pobres – marginalizados socialmente – o status de “atrasados”.


É evidente, portanto, a existência de entraves que garantam a democrática acessibilidade aos cinemas para grande massa populacional. À vista disso, o Ministério da Cultura por meio de verba da União deve promover a criação de salas comunitárias de cinema dentro de instituições já existentes, bem como: Sesc’s, fábricas de cultura e escolas, a fim de democratizar o acesso ao mundo das “telonas”. Somente assim, será possível sair da ditadura social para democracia almejada.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde