ENTRAR NA PLATAFORMA
ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

    Durante o século XX, com o crescimento da chamada "Indústria Cultural", termo elaborado pelos filósofos Adorno e Horkheimer, a cultura cinematográfica passou a ser cada vez mais ampliada para as grandes massas. No entanto, percebe-se que ainda há uma necessidade de democratizar o acesso ao cinema no Brasil. Isso decorre do alto custo desse recurso, além da ainda fraca acessibilidade às salas de cinema pelo país.


    Em primeira instância, é preciso analisar a necessidade de democratizar o cinema no Brasil. Na obra "Sociedade do cansaço", Byung Chul-Han evidencia como a cultura é importante para a formação de um caráter crítico no meio social. Entretanto, nota-se que a sociedade brasileira ainda carece desse recurso de forma ampliada, pois existe uma elitização do cinema, à medida que populações mais afastadas dos centros urbanos e que apresentem poucas condições financeiras não conseguem acessá-lo. Dessa maneira é mister haver medidas que diminuam os custos atrelados a ele, para assim combater tal cenário excludente.


    Além disso, é preciso observar o quanto o cinema é restrito no meio social, o que deriva da fraca infraestrutura numérica das salas de cinema pelo país. Segundo a Agência Nacional do Cinema, o número de salas no Brasil são cerca de 2200, representando uma estatística extremamente baixa para os mais de 200 milhões de habitantes. Nesse contexto, essa discrepância reflete o acesso escasso à cultura, o qual se relaciona com o baixo incentivo ao setor privado por parte do governo, causando um enorme entrave no acesso a esse entretenimento. Dessa forma, torna-se imprescindível criar mais estruturas para ampliar a acessibilidade.


    Portanto, é de suma importância que as instituições sociais atuem na democratização do acesso ao cinema no Brasil. Para isso, o Estado deve, por meio do Legislativo, promover um Projeto de Lei(PL) que diminua os impostos sobre as empresas que consigam diminuir o valor dos ingressos, a fim de elevar a inclusão das camadas menos favorecidas. Ademais, esse projeto precisa incentivar a criação de novas salas de cinema pelo país, por intermédio de benefícios associados à publicidade e às tarifas para as empresas que construírem mais salas, com a finalidade de diminuir a disparidade existente. Assim, criar-se-á uma sociedade mais culturalizada.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde