ENTRAR NA PLATAFORMA
ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

A constituição cidadã, promulgada em 1988, assegura o acesso à cultura de forma gratuita e de qualidade para todos os brasileiros, porém, esse objetivo não foi alcançado, principalmente no que se refere a parcela menos privilegiada da sociedade. Diante disso é possível afirmar que o cinema, como muitas outras formas de propagação cultural, ainda não é um espaço democratizado na sociedade brasileira. Isso se evidencia não somente pelos elevados preços atribuídos aos ingressos ,que dificultam o acesso da população de baixa renda, como também pelo fato de que a maioria desses lugares estão localizados nos grandes centros ou em bairros nobres.



Nesse sentido, é notório que é um dos principais empecilhos que dificultam o processo de democratização do cinema é a busca excessiva pelo lucro por parte das produtoras, o que deixa o preço dos filmes menos acessíveis. Como comprovação desse fato, os dados divulgados pelo portal de notícias G1 ressaltam que aproximadamente 83% da população afirma não frequentar o cinema constantemente. Com isso , é evidente que mesmo com outros fatores, diante da atual crise financeira, grande parte dessa parcela que não vai ao cinema tem como principal motivo as dificuldades financeiras, fato que deveria receber mais atenção da indústria cinematográfica.



Ademais, a localização dos cinemas também é importante fator que dificulta essa ampliação do acesso. Por outro lado, registros indicam que a muito tempo, peças teatrais eram representadas e ilustradas por sombras em pequenas comunidades chinesas apenas com o objetivo de entreter as crianças e muitos consideram esse como o início do cinema. Assim, é perceptível que o foco inicial do cinema foi se distanciando com tempo e deixando estar presente nas comunidades para ir aos grandes centros e zonas privilegiadas, se tornando cada vez mais um exemplo de uma sociedade desigual.



Dessa forma, se torna necessária a criação de medidas efetivas que ampliem o acesso da sociedade ao cinema. Nesse sentido o Ministério da Educação Cultura deve possibilitar que a população consiga frequentar esses lugares por um preço acessível, por meio da criação de pequenas estações de cinema em regiões periféricas, com um acervo de filmes diversificados para que todas as faixas etárias sejam atraídas para esse ambiente. Como resultado, espera-se que o cinema se torna cada vez mais um lugar que possa ser usufruído por toda a sociedade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde