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ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

        A partir da vinda da corte real portuguesa para o Brasil, o cinema passou a ser instituído como uma atividade cultural e recreativa. No entanto, sabe-se que em virtude de fatores geográficos e econômicos, nem todas as pessoas participam dessa prática artística. Além disso, atualmente, parte da população está optando pelas novas formas de cinema, tendo em vista maior comodidade e os menores custos. Dessa forma, é imprescindível a ação do poder público a fim de proporcionar o acesso à cultura e recreação aos brasileiros.


         Primeiramente, nesse contexto, sabe-se que o cinema consiste em uma atração direcionada a todos os públicos. Entretanto, nem todas as pessoas têm acesso à atividade, pois, foram escolhidas as cidades periféricas, mais urbanizadas, e com as maiores rendas para as transmissões de filmes. Como prova disso, é a pesquisa realizada pela fonte “Meio e Mensagem”, em que somente 17% da população participa da atividade. Dessa forma, é possível perceber que essa prática recreativa ainda possui essência elitista e seletiva, contando apenas com a participação das classes sociais brasileiras mais altas.


        Além disso, nos dias atuais, grande parte da população está escolhendo as novas formas de cinema, através de aplicativos, como a Netflix e os canais pré-pagos. Ainda de acordo com a mesma fonte, quase e 90% dos telespectadores assistem filmes pela televisão e justificam a escolha pela maior comodidade e os menores custos. Indubitavelmente, o mundo cineasta passou por transformações e são necessárias medidas a fim de estimular a população a participar dos espaços culturais e de recreação social.


        Portanto, em virtude dos fatos mencionados, cabe ao Governo, sede do poder central, junto ao Ministério da Cultura desenvolver medidas a fim de proporcionar o acesso ao cinema a todos os brasileiros. Estas devem der desenvolvidas por meio de programas públicos para a criação de salas cinemáticas habilitadas em cidades pequenas e comunidades locais, visando a participação de todas as classes sociais. Além disso, é necessário transmitir propagandas nos meios comunicativos, como redes sociais e televisão para estimular as famílias a incluir o cinema em suas atividades recreativas.


 


 

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