ENTRAR NA PLATAFORMA
ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

O Iluminismo, ocorrido no século XVlll, tinha a máxima da igualdade para o avanço da sociedade. Contudo, essa premissa não é evidenciada no Brasil, uma vez que a ausência de democratização do acesso ao cinema configura-se como problemática da atualidade. Nesse sentido, é importante entender a negligência governamental e a desigualdade social como bases dessa questão.



Em primeira análise, cabe salientar como o descaso do Estado impulsiona a segregação nos cinemas brasileiros. A esse respeito, a Constituição Federal de 1988 garante o direito à cidadania. Entretanto, há uma deturpação nessa lei, já que, por não possuir meios que democratizem o acesso aos espaços audiovisuais, as camadas vulneráveis da sociedade são excluídas. Ademais, segundo dados obtidos pelo G1 , em 2018, cerca de 30% da população brasileira não possui acessibilidade ao cinema, o que urge medidas estatais para que, dessa forma, esse cenário seja alterado.



Outrossim, é importante entender como as disparidades sociais influenciam nessa conjuntura. Nesse contexto, o livro "Vidas secas" , de Graciliano Ramos, conta a história de uma família retirantes do sertão a qual tem a sua perspectiva de vida limitada pela miséria. Analogamente, a modernidade brasileira enfrenta uma realidade similar, haja vista que as condições socioeconômicas da camada popular do país impedem que os momentos de distração -- como o cinema-- façam parte da sua rotina. Desse modo, esses espaços tornam-se meios elitizados e necessitam de intervenções públicas para mitigar esse quadro.


 


É imprescindível, portanto, reconhecer o descaso do Estado e as disparidades sociais como fatores que estimulam a permanência da ausência de democratização no acesso aos cinemas brasileiros. Sob esse prisma, o governo, por intermédio do Poder Legislativo, deve criar uma lei denominada "Lazer inclusivo", com o objetivo de não só disponibilizar verbas  que ampliem o acesso da camada vulnerável socialmente, mas também fornecer uma política pública de amparo social para que a desigualdade seja mitigada. Espera-se assim, em consonância ao Iluminismo, estabelecer a igualdade na sociedade brasileira e, então, trilhar largos passos na inclusão dos cidadãos no acesso ao lazer

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde