ENTRAR NA PLATAFORMA
ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Segundo Pierre Bourdieu, sociólogo francês, o que foi criado para ser instrumento de democracia, não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Analogamente, a democratização do acesso ao cinema no Brasil enquadra-se no pensamento do sociólogo, refletindo uma realidade desafiadora, seja em virtude da localização concentrada da atividade de exibição cinematográfica, seja pela falta de comprometimento do governo em relação à problemática.


Primordialmente, é oportuno destacar a geografia do parque exibidor no Brasil, centralizada em áreas de renda mais alta, injustiçando, assim, os moradores de zonas periféricas e de cidades do interior. Assim, conforme Aristóteles, filósofo grego, a justiça é fundamental para ter-se uma sociedade equilibrada socialmente. Entretanto, visto que existem regiões privilegiadas, nota-se que o equilíbrio aristotélico não está sendo colocado em prática.


De modo complementar, deve-se pontuar, também, a maneira como o Estado encara a temática, não fornecendo uma condição ou assistência que possa contribuir para o acesso das classes desfavorecidas ao cinema. Nesse contexto, vale ressaltar o pensamento de Confúcio, filósofo chinês, “não corrigir os próprios erros é o mesmo que cometer novas falhas”. Sob essa ótica, para não efetivar a perpetuação do erro, o governo deve se mobilizar em favor da democratização.


Dessarte, urgem, pois, intervenções para mitigar essa desigualdade em torno da problemática. Portanto, cabe ao Estado, em parceria com o Ministério da Infraestrutura, criar salas de cinema comunitárias, por meio de verbas governamentais, localizadas em zonas periféricas e cidades do interior, com o objetivo de possibilitar ao cidadão de baixa renda, o acesso a esse serviço. Dessa maneira, espera-se fornecer igualmente a todos os cidadãos, a oportunidade de assistir um filme em uma sala de cinema, efetivando o posicionamento democrático de Pierre Bourdieu.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde