ENTRAR NA PLATAFORMA
ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

 De acordo com a Constituição Federal todo cidadão tem acesso livre ao lazer. No entanto, essa garantia não é efetivada no hodierno cenário global, sobretudo no Brasil, visto que o acesso ao cinema se tornou limitado. Assim, hão de ser analisados como fatores econômicos e sociais influenciam na problemática em questão.


 Por certo, a lucratividade é posta como principal objetivo da indústria do cinema, obstando assim a democratização. Nessa perspectiva, torna-se imprescindível retomar a visão de Thomas Hobbes a qual diz que o ser humano é datado de ambições que independem do bem-comum. Isto é, por se tratar de um ramo da cultura que requer muito investimento, os proprietários das empresas cinematográficas dão prioridade às áreas onde o retorno - lucro - será imediato, ou seja, parcela da população (classe média e baixa) poderá ficar isenta da atividade. Desse modo, não é razoável que a desigualdade no acesso à cultura permaneça em um país que almeja se tornar nação desenvolvida.


 Outrossim, o avanço da tecnologia permitiu a distorção da prática. Com o progresso da Globalização, o acesso a filmes se tornou ilimitado; isso porque, a sociedade está inserida em um ambiente repleto de ferramentas (aplicativos, plataformas e sites) que facilitam a busca. Porquanto, o interesse brasileiro está interligado com a praticidade e facilidade. Dessa maneira, o hábito de frequentar as salas de cinema se esvai demonstrando que a procura é menor que a oferta.


 Em suma, a democratização do cinema se tornou uma pauta complexa que precisa ser revisada. Destarte, o Ministério da Cultura deve criar um projeto "Cultura Democrática" onde o cinema estará inserido como atividade, atribuindo entrada gratuita ou valor fixo que seja acessível à população. Ademais, faz-se necessário o investimento em marketing e publicidade do projeto para atingir um elevado público. Com isso, as opções de lazer das cidades que aderirem o programa será ampliada juntamente com o desenvolvimento socioeconômico. Assim, o país poderá garantir os direitos fundamentais de cada cidadão.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde