ENTRAR NA PLATAFORMA
ENEM 2018

No livro "Ensaio sobre a cegueira", do português José Saramago, uma doença denominada "cegueira leitosa" acomete alguns humanos e os que a possuem são levados para um manicômio abandonado, onde são mantidos em isolamento. Na conjuntura hodierna capitalista, a internet tem sido responsável por afetar a visão de mundo de seus usuários, pois algoritmos são utilizados por empresas a fim de criar uma bolha social em seus clientes. Logo, a análise da celeuma se faz necessária para atenuá-la.


Primordialmente, é incontrovertível que corporações utilizam filtros virtuais para direcionar seus utilizadores a produtos pré determinados com base nos gostos pessoais. Sob tal ótica, em um episódio da série televisiva "Black Mirror", um desenvolvedor de jogos utiliza o DNA de pessoas reais para a criação de clones cibernéticos dentro do game, semelhante ao ocorrido na realidade, onde empresas - através de algoritmos - manipulam informações pessoais para definir o que cada usuário vê. Dessa maneira, infelizmente formam-se pessoas que conhecem somente uma face da informação.


Por conseguinte, a utilização dos filtros reflete na formação crítica da população internauta. Nesse contexto, de acordo com o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a internet é um ambiente de liberdade ilusória, logo a falsa sensação de livre escolha faz com que ocorra uma defasagem do senso opinativo do indivíduo. Isso posto, nota-se que o controle de dados é nocivo para a densidade demográfica brasileira.


Destarte, identifica-se que a problemática da manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados urge mudanças. Portanto, o Ministério da Ciência e Tecnologia, o qual a função é desenvolver estratégias para o crescimento nacional no âmbito tecnológico, por meio de uma maior alocação de verbas, deverá disponibilizar aulas online de acesso público sobre o funcionamento dos algoritmos filtradores, para que a população possa evitar de ser manipulada por esses. Somente assim, a cegueira virtual poderá ser combatida.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde