O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2018

Assim como nos filmes da Marvel, o vilão Thanos acreditava que a superpopulação era o problema do universo. Fora da ficção, porém, a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados da internet, é uma desafio no Brasil, o qual ocorre, devido não só a negligencia governamental, mas também a uma educação deficitária.


A princípio, convém ressaltar que a constituição de 1988 garante a liberdade como direito de todos os brasileiros. Todavia, o poder Executivo não efetiva esse direito, uma vez que ele é negligente quanto a políticas que garanta uma fiscalização aos algoritmos das grandes empresas de informática. Consoante a Aristóteles, a política serve para garantir a felicidade dos cidadãos. Logo, verifica-se que esse conceito está deturpado no Brasil, uma vez que não há políticas que fiscalize a manipulação de dados pelas empresas.


Além da negligência governamental, a educação deficitária é fator para a permanência da problemática, tendo em vista que pessoas com mais conhecimento filosófico, sociológico e político, em conformidade ao que foi publicado em uma matéria da revista Veja, pessoas com mais anos de estudo tem a tendência a serem mais críticas com o que é exposta mas mídias sociais e internet. O que vai de acordo com o pensador Kant, uma vez que o "O homem é aquilo que a educação faz dele".



Por fim, parafraseando Drummond. Para que se retire as pedras do meio do caminho, é necessário que o Ministério da Justiça fiscalize as "gigantes" da internet e aplicando multas quando elas manipularem aos dados dos usuários. Complementarmente, cabe ao Ministério da Educação, mediante a grade curricular do ensino básico, criar palestras e seminários para capacitar os alunos sobre o uso crítico das redes sociais para que eles de forma crítica faça uso da internet. Desse modo, os brasileiros assim com Thanos serão capazes de realizar seus desejos com ou sem as joias do infinito.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!