O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2018

No filme "Matrix", é narrado um futuro distópico, em que, após uma guerra pela hegemonia, maquinas passam a dominar os seres humanos e tê-los apenas como fonte de energia para alimentarem seu sistema. De maneira não tão discrepante, atualmente, os algorítimos - códigos que se baseiam nas buscas que o índivíduo faz na internet para continuar sugerindo conteúdos e produtos - conseguem controlar a sociedade, fazendo com que as pessoas permaneçam alienadas e isoladas em bolhas socioculturais. Entretanto, a inércia social, atrelada à ineficiência governamental, corrobora na persistência da manipulação social.


Em primeira análise, e, tendo como base a lei de inércia, elaborada por Newton, um corpo tende a permanecer em repouso até que uma força sulficiente interaja com o mesmo. Analogamente, a sociedade brasileira permanece inercialmente estática em relação ao problema. Exemplificando, é indubitável a ausência de discussões acerca da problemática em meios sociais, com efeito, nas escolas, o que acontece, principalmente, pelo fato de que, apesar de quesões relacionadas a manipulação sempre terem existido, tal prática tem acontecido veladamente, o que colabora para que as pessoas permaneçam desinformadas sobre o que realmente acontece. Logo, são necessárias ações que estimulem uma reflexão acerca do cenário atual.


Além disso, a Constituição de 1988, principal documento legislativo do país, prevê, para todos os cidadãos, o direito à informação. No entanto, tal prerrogativa legal não tem sido utilizada para barrar o quadro de manipulação do comportamento dos indivíduos por meio da internet. Nesse contexto, é possível perceber o atraso e a ineficiência do governo, tendo em vista que, apesar de 64% da população acima de 10 anos de idade já acessarem a internet (dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nada foi feito para garantir a suposta informação. Dessa maneira, é imprescindível que existam leis mais específicas que garantam o que foi proposto na constituição, no sentido do uso de algorítimos.


Portanto, é mister que o estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para que a sociedade saia do seu estado estático, urge que o MEC, por meio da inclusão de aulas extracurriculares e palestras, informe e detalhe o funcionamento dos algorítimos, sendo necessário também que o Ministério da Comunicação, por meio de anuncios publicitários, detalhe o funcionamento te tais mecanismos, para atingir a população no geral. Ademais, visando a garantia dos direiros contitucionais, é necessário que o poder legislativo crie leis que instituam a opção de escolha dos usuários para que plataformas continuem lhe sugerindo conteúdos. Somente assim, será possível ir contra o estado estático da sociedade, garantir que os cidadãos usufruam do seu direito e, finalmente, evitar que, assim como acontecido em matrix, aconteça com a sociedade atual.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!