O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2018

Não é novidade que somos influenciados pela mídia a todo momento. Dificilmente compramos algo por necessidade, mas sim pelo desejo de consumo impulsionado por propagandas na TV e na internet. O problema aumenta quando o que é inserido em nossa mente não para somente no desejo de comprar, mas continua, apresentando informações com opiniões totalmente já formadas sobre um determinado tema, nos fazendo acreditar que pesquisamos e nos informamos sobre o assunto e chegamos, sozinhos, a conclusão que pensamos iguais e concordamos com essas opiniões.


Em 2016, a pesquisa brasileira de mídia, a pedido do Governo Federal, apresentou que 89% dos brasileiros assistem TV e 73% mencionam assistir o mesmo canal de notícias, consumindo sempre a mesma fonte de informações, o que permite que sejam manipulados facilmente pela emissora escolhida como favorita, por ter acesso não a várias opiniões e visões sobre o caso, mas somente a uma opinião e visão sobre a notícia apresentada. Da mesma forma que somos influenciados pelas emissoras de TV, somos, também, influenciados e manipulados através do conteúdo consumido na internet, como nas redes socias e em plataforma de vídeos online.


Ainda, de acordo com a pesquisa feita em 2019 pela We Are Social, a média do tempo gasto na internet da população brasileira é de 9horas e 29minutos, com, aproximadamente, 6horas e 10minutos acessando as redes sociais. A mesma pesquisa, afirma que 56% do público entrevistado segue, no mínimo, 5 influenciadores digitais em comum e 48% acompanha e consome o mesmo tipo de conteúdo em plataformas de vídeos online. Com isso, não é surpresa a quantidade de jovens nos dias atuais que pensam e agem de uma forma padrão, pois são influenciados, muita das vezes, pelos mesmos influenciadores digitais e lêem a mesma fonte de notícias sempre.


Diante dessa situação, o Ministério da Educação(MEC) deve promover palestras e debates nas escolas para incentivar os alunos a buscarem uma maior quantidade de informações sobre um mesmo tema e pesquisarem se realmente as fontes utilizadas na pesquisa são confiáveis. Também, o MEC deve providenciar e oferecer educação tecnológica nas escolas municipais e estaduais a fim de orientar os alunos a fazerem melhores pesquisas sobre assuntos diversos e formarem opiniões próprias a respeito dos mesmos. Ainda, os professores de geografia e sociologia, que ensinam sobre as indústrias e a participação da mídia para nos estimular a consumir, devem, de forma frequente, apresentar em suas aulas dados e notícias de diversas fontes diferentes. atualizando os alunos sobre fatos atuais de maneira confiável. Desse modo, ao invés de jovens compartilhando e acreditando em notícias falsas e incompletas, teremos jovens cada vez mais difícil de serem influenciados pela mídia.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!