ENTRAR NA PLATAFORMA
ENEM 2018

Segundo Steve Jobs, empresário do ramo da informática, a tecnologia move o mundo. Nesse sentido, fica exposto que a vida da população muda concomitantemente aos incrementos tecnológicos, os quais trazem benefícios aos usuários. No entanto, no panorama atual brasileiro, urge uma problemática notória em torno dessa questão, posto que a tecnologia informacional está sendo utilizada para a manipulação dos indivíduos, por meio do controle da informação e propagandas por algoritmos, o que cria uma comunidade alienada e influencia negativamente nos seus padrões de consumo e autonomia intelectual.


É indubitável que o modo de produção capitalista tem como objetivo o consumo exacerbado. Segundo Karl Marx, filósofo alemão, a ideologia dominante é determinada pelos pensamentos dominantes. Nesse contexto, a manipulação de indivíduos por meio de algoritmos que determinam o que será visualizado com base no perfil do usufruidor, é uma expressão da ideologia proeminente na realidade. Haja vista que graças a essa influência os indivíduos são induzidos a consumirem cada vez mais. Portanto, é criado um padrão de consumo, uma vez que quem não faz parte da esfera consumidora fica à margem da sociedade.


Vale ressaltar, também, a influência do meio virtual no âmbito intelectual. Segundo Jean-Paul Sartre, a única coisa da qual o indivíduo não pode se isentar é de sua liberdade. Todavia, ao ter acesso somente a um conteúdo previamente selecionado de acordo com seu perfil na internet, a informação é manipulada e o sujeito perde a autonomia de escolha tão defendida pelo autor, o que compromete o senso crítico e a liberdade de conhecimento. Destarte, é criada uma massa amorfa, a qual apenas aceita o que lhe é dado, consequentemente, absorve todo o conteúdo passivamente, sem a presença de inferências críticas. Assim, é irrefutável a necessidade da resolução desse imbróglio.


É mister, pois, que o Estado tome providências para a atenuação da situação atual. Para a conscientização da população brasileira a respeito da manipulação presente nos meios online, é de substancial importância que o Ministério da Educação crie, a partir de verbas governamentais, campanhas publicitárias nas redes sociais que visem explicitar o modo como funcionam os algoritmos, as quais advirtam os internautas dos perigos da alienação, sugerindo ao cidadão a criação do hábito de buscar informações de fontes variadas e de sempre manter um filtro diante de dados que lhe são postos. Dessa forma, a passividade do agrupamento social será combatida, o senso crítico será estimulado e criar-se-á uma comunidade, de fato, crítica quando ao consumo e conhecimento.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde