ENTRAR NA PLATAFORMA
ENEM 2018
Machado de Assis, um dos maiores escritores realistas brasileiros sempre buscou em suas obras incentivar o pensamento crítico dos seus leitores, como em Dom Casmurro, com a dúvida da traição de Capitu, que ficava por conta da interpretação de quem lesse. Entretanto, com as inovações tecnológicas, surgiu uma poderosa e mais complexa mídia formadora de opiniões, utilizando de recursos tendenciosos para manipular comportamentos, indo de encontro com os ideais que o escritor pregava.
Assim, a internet possui um grande poder de caráter ideológico, influenciando bilhões de pessoas em todo o globo. Os principais sites se utilizam de algoritmos que relacionam os conteúdos mais indicados para aquele usuário, levando-o vídeos, notícias e propagandas. No entanto, nem sempre as informações sugeridas são realmente do interesse do consumidor, sendo praticamente impostas e gerando uma sensação de falsa liberdade. Como dizia a escritora Hellen Keller, '' o resultado mais sublime da educação é a tolerância'', é inadmissível o controle de dados feito pelas plataformas digitais, sendo necessária uma relação de respeito e tolerância para com o pensamento da população.
Desse modo, os efeitos que esse sistema pode gerar são imensuráveis se utilizados para o mal, podendo mudar o rumo de países. Um dos assuntos mais discutidos atualmente são as fake news, que sempre existiram, mas, com a massificação das redes sociais, sofreram aumento exponencial. Esse ato de espalhar falsas notícias sobre celebridades, empresas e até partidos políticos se tornou um grande problema, principalmente no Brasil, que segundo a ONU está em 2º lugar no ranking de alienação à informação, estando presente nas eleições presidenciais de 2018 e manipulando eleitores.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o problema em questão. O Ministério da Educação e Cultura deve se aliar ao Ministério da Ciência e Tecnologia, com o objetivo de formular e inserir nas instituições de ensino a matéria de estudo da internet, possibilitando a formação da interpretação crítica nos jovens e enfraquecendo a manipulação comportamental na esfera digital. Além disso, a autonomia que esses sites possuem deve ser diminuída, reduzindo o controle de dados sobre seus usuários, sendo revisto o código em favor da população, com fiscalização do Ministério da Tecnologia. Por fim, outra medida deve ser a implementação de propostas de lei já existentes contra fake news, utilizando do meio penal para punir os criadores e semeadores desses falsos boatos, gerando um tom de seriedade sobre o assunto na sociedade brasileira, que se utilizará da razão contra alienação.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde