O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2016 - prova 2

Como nossos pais
''Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais''. O trecho da canção interpretada por Elis Regina,aborda a questão da herança comportamental, ou seja, ter as mesmas atitudes dos seus progenitores. O racismo no Brasil é um exemplo dessa má herança,e portanto,deve ser combatido. Logo, cabe apresentar os meios para efetuar esse combate no país.
Inicialmente, e válido perceber,que muitos caminhos para combater o racismo já são existentes,mas não utilizados. A saber a lei que prevê-lo como crime inafiançável. Assim, o primeiro caminho para combater o racismo seria o real cumprimento dessa lei, já que na prática, mediante pagamento de fiança,estipulada pelo delegado, o sujeito é livre,podendo assim,voltar a cometer o mesmo crime encorajado pela impunidade.
Observa-se ainda,que os caminhos até anos atrás a população brasileira, mesmo sendo maioria negra,não se enxergava ou não admitia-se como tal,segundo resultados obtidos pelo IBGE. Embora, na última pesquisa,a maioria dos participantes se declararam negros,o preconceito ainda é latente na sociedade. Dessa forma, o segundo caminho seria através da difusão da cultura afro no brasil,obrigada por lei,nas mídias televisivas e sociais.
Nota-se então, que os caminhos para combater o racismo no Brasil, deve ser pensado a curto,médio e longo prazos. Medidas como as anteriormente citadas, devem ser realizadas conjuntamente a outras. Tais como: obrigatoriedade pelo MEC, do ensino,pelos professores de história, do imperativo categórico de Kant- fazer para outrem aquilo desejado para si próprio-já nas primeiras séries do ensino fundamental,como forma de coibir futuros atos,juntamente como a criação de lei que visa a admissão de 50% de negros no quadro de funcionários,de todas as empresas do Brasil,a fim de tirá-los da margem da sociedade. Agindo assim a pedra no caminho,falada por Drummond, seria retirada do Brasil.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!