O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2016 - prova 2


No século XVI, o Brasil recebeu novos povos e adquiriu novas caras. A soberania e o domínio europeu eram inquestionáveis. Partindo disso, surgiu a concepção da suposta superioridade racial, fomentando uma ideia ainda presente no século XXI. Essas ideias geram discriminações, agressões físicas e psicológicas, afetando, de maneira direta, a integridade da vítima.
O racismo permeia a sociedade há séculos, e na atualidade, de maneira mais intrínseca. Apesar das campanhas e do ensino em escolas, essa problemática persiste, impedindo a sociedade de se tornar justa e igualitária. Contudo, a ideologia racista vem se instalando sucintamente e se tornando influenciadora, apesar de ser algo superficial e sem fundamento científico.
Como dito, o racismo é algo totalmente irracional e sem bases. Durante a Revolução Científica, o corpo humano começou a ser estudado. Sendo assim, comprovou-se a igualdade no funcionamento dos corpos de todos as raças, afirmando, dessa forma, na concepção biológica, a inexistência de raças superiores.
Psicologicamente, todo indivíduo é dotado de emoções e razão. Embora não seja aceitável para alguns, todos os povos possuem as mesmas capacidades cognitivas, sejam negros, brancos, pardos, ou outros. Portanto, evidencia-se a ausência de argumentos dos grupos defensores de superioridades raciais de determinadas raças em detrimento de outras.
Haja vista o desenvolvimento da sociedade no âmbito moral e social, o racismo deve imediatamente ser extinguido do Brasil. A realização de campanhas públicas e principalmente escolares devem sim ser intensificadas nas instituições de ensino e na sociedade em geral. Porém, esta deve estar acompanhada da ação concreta do judiciário, na punição de discriminadores, e, principalmente, da luta social, em integrar todas as raças, e lutar em prol da extinção do racismo, originando-se na ação individual no cotidiano.



Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!