O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2016 - prova 2

Na obra de "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratado uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, essa obra não se aplica a contemporaniedade vivida pelos negros no Brasil, uma vez que o preconceito racial é presente, em virtude da desigualdade social como também da violência existente.



Em uma primeira análise, vale ressaltar que existe uma desigualdade na sociedade, quando se fala de pessoas negras. De acordo com Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo a trazer equilíbrio à sociedade. Todavia, é possível perceber que, no Brasil, há diferença em vários locais, onde os brancos são privilegiados e os negros são vistos, com inferioridade no mercado de trabalho, a perspectiva de crescimento de um negro é menor do que a de um branco. Ademais, eles são prejudicados nessa diferenciação, e se torna vulneráveis a transtornos como ansiedade e depressão.



Por fim, a violência existente, em relação às pessoas com pele escura é uma barreira muito grande, quando se fala de racismo. Segundo o estudo realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, analisando casos registrados entre 2005 e 2015, 71% das vítimas de homicídios no Brasil são negras. É notório que, os negros são mais expostos à violência. Certamente, os mais afetados são os jovens negros de periferias, aqueles sem garantias assistênciais, vivendo em moradias precárias, e são visto pela polícia como "bandidos" e "matáveis" ao contrário, dos homens e mulheres brancas, muitos de classe média, com bom grau de educação, são visto como "cidadãos de bem". Sendo assim, causando problemas sociais e psicológicos a essa parte da população afetada por essa discriminação.



É evidente, portando, que o racismo existe e precisa ser revisado. Em razão disso, o Governo Federal, através do Ministério da Educação e Cultura (MEC), promovam minicursos para população, estimulando o reconhecimento da diversidade e igualdade racial, nesse ponto é fundamental falar sobre esse assunto para combater à desigualdade. Além disso, o Poder Legislativo, deve fiscalizar as leis existentes para que elas se tornem eficazes, sendo assim toda população será favorecida, e a coletividade alcançará a utopia de More.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!