O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2016 - prova 2

No âmbito da sociedade moderna, o combate ao racismo, no Brasil, é um tema necessário e de vital importância, haja visto, aos terríveis dados. Diante de tal proposição é possível analisar essa problemática social mediante duas abordagens distintas, porém, interligadas. De um lado, a e enraizada cultura do racismo. De outro, a ignorância étnica e cultural da população.


Cabe ressaltar que historicamente o povo negro sofreu, e ainda sofre, forte preconceito e opressão mental, política e social. Diante disso, a pratica do racismo, infelizmente, continua a ser comum para alguns segmentos da sociedade. Como afirma Thomas Hobbes, o homem é lobo do próprio homem. Tal citação compara a lamentável e enraizada cultura de julgar o semelhante pela cor de sua pele. Apesar de expressa na Constituição Federal, os princípios isonomia e igualdade estão longe de serem alcançados.


Somado a enraizada cultura do racismo tem-se a falta de conhecimento étnico-histórico e cultural do brasileiro. Apesar de ter uma diversidade cultural riquíssima, o Brasil carece de respeito as diversidades. Outro fator chave é a divulgação da imagem negra, por vezes diminuída pelos meios de comunicação. Tendo em vista isso, em 2012 o Governo Federal implementou o ensino obrigatório da história e cultura africana nas instituições de ensino. Logo, uma mudança social faz-se precisa para atingir a igualdade e respeito as diferenças.


Tomando como plano de fundo do a importância do combate ao racismo, no Brasil, e parafraseando Paulo Freire, mudar é difícil, mas preciso. Sob esse viés, mudanças sociais precisam ser feitas para mudar tal realidade. Isso se dará com auxílio de dois setores: poder público e escola. Àquele, o dever de punir a prática do racismo, principalmente de seus servidores, e promover a igualdade em âmbito econômico e social. A este, o ônus de educar e ensinar o respeito a diversidade cultural e étnica, para formar cidadãos com respeito as diferenças.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!