O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2016 - prova 1

Vivemos em um mundo de diversidades, sejam elas culturais, religiosas, étnicas ou até mesmo econômicas, onde é consenso geral, a ideia de aceitação das diferenças como sinônimo de evolução da sociedade humana. Porém, uma grande parcela da sociedade convive com sentimentos de ódio e intolerância ao redor do globo.
Justamente no âmbito da religião, que possui como aspecto filosófico a convivência pacífica entre todos os seres humanos, é que ocorrem episódios de agressões, intolerância e discriminação. Ou seja, o que era para ser utilizado para disseminar a paz, está servindo de pretexto para justificar a violência, seja ela verbal ou física.
No Brasil não é diferente. As Estatísticas mostram que o número de casos de intolerância religiosa não são pequenos, e uma boa parcela desses episódios envolve violência física. Apesar de estar previsto na legislação como crime, até com pena de detenção, não está sendo suficiente para inibir a ação desses indivíduos que não respeitam os direitos dos outros. É preciso complementar com ações de conscientização e divulgação.
Portanto, faz-se necessário o envolvimento não só do governo, mas também de toda a sociedade, para levar a informação aos diversos setores. As autoridades governamentais devem promover programas de conscientização através da mídia e das escolas, assim como também as próprias instituições religiosas devem orientar seus adeptos a respeito dos direitos de todos em praticar suas crenças. E por fim, não menos importante, a educação passada dos pais para os filhos. Com essas ações, poderemos vencer este grande desafio e conviver pacificamente.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!