O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2016 - prova 1

Relativo ao tema, caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil, é possível afirmar que, a liberdade de crença é um direito de todos os brasileiros, porém não é respeitado.
O Brasil tem se mostrado preocupado com a liberdade de crença religiosa das pessoas. Resultado disso é a garantia de uma lei que assegure que as mesmas possam ter segurança em cultuar qualquer religião: católica, evangélica entre outras. É importante dizer também que: quando o país se mostra preocupado com as causas da sociedade ele está fazendo mais que sua obrigação como nação.
Convém lembrar ainda, que a falta de respeito com algumas crenças como: religiões de matriz africana, promovem o ódio entre as pessoas. Além disso, é evidente que não há uma punição eficaz contra os malfeitores, que muitas vezes usam a internet para ofender e agredir psicologicamente os outros. Tal foto, mostra o quanto o Brasil ainda tem que resolver a respeito da intolerância religiosa.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Em parceria com o Ministério da Justiça a Polícia Civil deve criar uma ouvidoria, onde as pessoas possam fazer denúncias a respeito da discriminação religiosa, investigando as alegações e punindo conforme a lei. Além disso, como disse o filósofo Pitágoras, eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens. Sendo assim, o MEC deve instituir nas escolas, palestras ministradas por sociólogos, que discutam a crença religiosa e a importância do respeito com os demais.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!