O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2016 - prova 1

Desde o início do século XVI, com a chegada oficial da colonização portuguesa ao Brasil, vem se destacando em nosso país sua alta diversidade religiosa. Tal fator, porém, veio com um grave problema social paradoxal de intolerancia à religião alheia. Nesse sentido, convém analisarmos as principais causas e possíveis soluções para esta problemática.
Segundo Clement Attlee, a democracia não é apenas a lei da maioria, mas a lei da maioria respeitando o direito das minorias. Nesse sentido, percebemos que crimes de ódio à qualquer religião no Brasil, seja esta menos popular ou não, estão em completo desacordo com o direito democrático de liberdade religiosa da população brasileira.
Convém, também, analisar que a falta de conhecimento sobre as diversas religiões estabelecidas em nossa nação por parte da sociedade contribui substancialmente para o desenvolvimento do preconceito e de rumores infundados que, por sua vez, incentivam o preconceito e a intolerância religiosa.
É necessário, portanto, que se reverta este cenário de desrespeito social e antidemocrático. Para tal, o governo federal, por meio do ministério da educação, deve aplicar disciplinas curriculares nas escolas que ensinem os jovens brasileiros sobre as diferentes religiões que os cercam, com o intuito de minimizar o preconceito nas gerações futuras. Além disso, é importante que Instituições religiosas, aliados ao núcleo familiar, incentivem um dialogo aberto entre seus membros sobre os direitos de liberdade do todos, com o intuito de desmistificar as varias religiões do Brasil.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!