O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2016 - prova 1

Um país diverso em cultura e preconceito

Entre os diversos tipos de preconceitos enfrentados até hoje em várias partes do mundo, o Brasil se destaca por apresentar altos números de violência e homicídios contra uma minoria e, certamente a prática de diversas religiões no país, também é alvo de discriminação.

O Brasil durante o período colonial, por volta de 1530, é marcado por uma intolerância cultural por parte dos colonizadores portugueses em relação aos indígenas, em que esses últimos foram mortos em massa, escravizados e, por fim, obrigados a aprender sobre a religião praticada pelos portugueses, o catolicismo, e o mesmo ocorreu posteriormente com os africanos. Porém, com o passar dos séculos, o Estado tornou-se laico e a intolerância religiosa foi criminalizada, escrita no Código Penal.

A laicidade do Estado tem por obrigação garantir a liberdade de crença aos cidadãos e impedir o uso de ideais religiosos em decisões políticas e sociais, porém a ineficiência do Estado perante a isso, como por exemplo, a presença de feriados religiosos no calendário comum a todos os cidadãos e a existência de partidos políticos religiosos, permite que a intolerância religiosa se propague cada vez mais. Além disso, a omissão populacional e a negligência das escolas diante à essa temática, contribuem da mesma forma para a propagação da discriminação religiosa.

Finalmente, tendo em vista a problemática da intolerância religiosa no Brasil, medidas devem ser tomadas para alterar esse panorama atual, com a escrita de um projeto de leis mais rígidas e que sejam realmente colocadas em prática, realizando campanhas de conscientização sobre a diversidade religiosa e a abordagem do desrespeito religioso em escolas públicas e privadas, juntamente com o incentivo do MEC. É necessário informar e educar a população para que o Brasil seja, de fato, um Estado laico, pois como dizia o filósofo Imannuel Kant "o ser humano é aquilo que a educação faz dele".
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!