O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2016 - prova 1

Na época colonial,quando os portugueses chegaram aqui no Brasil,os padres jesuítas deram início a um processo de catequização dos povos indígenas que pregava o catolicismo, proibindo toda e qualquer outra forma de cultos religiosos.Mesmo depois de todo esse tempo, ainda é comum esse tipo de repressão a determinadas doutrinas, portanto devemos encontrar caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil.
Na História,estudamos diversos casos de grupos intolerantes que torturaram e mataram centenas de pessoas,como por exemplo os membros do grupo Ku Klux Klan e os adeptos do Nazismo. O ato de criticar e impedir prática de cultos religiosos fere a lei que diz que todo indivíduo tem a liberdade de expressar suas crenças, além disso é notável a proporção de tal preconceito pois de acordo com dados cedidos pela Secretaria de Direitos Humanos apenas no período de 2011 a 2014 foram registrados mais de 200 denúncias, das quais uma boa parte houveram agressões físicas.
Muitos fatores impedem o problema de ser resolvido, parte dessa aversão a outras realidades religiosas vem de berço e das próprias escolas, onde a disciplina de Ensino Religioso se limita a ensinar e trabalhar determinados dogmas deixando de lado muitos outros. A mídia também exerce papel fundamental nesse processo de implicância, quando não dá espaço igual para o anúncio de outros princípios, causando favoritismo e alimentando um sentimento de superioridade religiosa.
Por isso, medidas precisam ser tomadas para resolver esse impasse. De início, o Ministério da Educação deve mudar os conteúdos das aulas de Religião, incluindo as diferentes práticas e exigindo que devam ser trabalhadas de forma igual. É fundamental também o papel do Estado na criação de leis mais severas e com punições mais longas, pois a intolerância, seja ela qual for tem que ser tratada com seriedade. Ademais, a mídia com todo seu poder de alcance também exerce papel significativo e pode agir na conscientização por meio de propagandas na televisão e no rádio, assim podemos construir um mundo mais compreensivo onde os índios do período colonial pudessem praticar todas as suas crenças sem nenhum empecilho.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!