O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2016 - prova 1

TEMA: "CAMINHOS PARA COMBATER A INTOLER NCIA RELIGIOSA"

TÍTULO: Brasil: liberdade de crença religiosa legitimada

A legitimação da liberdade de escolha religiosa já está inclusa na Constituição brasileira, o que imprime inferências contra atos de intolerância e violência. Devem-se analisar fatos e teorias com a finalidade de propor os melhores desdobramentos, respeitando da melhor maneira cada indivíduo.

Diversos artigos da Constituição Federal do Brasil coíbem todo e qualquer meio de discriminação, isso implica numa maior aceitação religiosa, em âmbito menor, porém, a longo prazo eficiente.

De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos, publicados em 2016, o índice de vítimas de discriminação com violência física caiu 8%, entre 2013 e 2014. Isso denota uma expressiva redução da intolerância de crenças, num país que tem uma população religiosamente miscigenada.

Todo cidadão brasileiro tem o direito à liberdade de expressão, no entanto, isso é confundido com o direito de julgar, ofender e agredir. Essas práticas traz severas consequências contra quem as acometeu, uma vez que, está indo contra os direitos humanos.

Sendo assim, para uma melhor convivência entre as pessoas, é necessário um maior engajamento empático(se pôr no lugar do outro). Além disso, pregar o respeito ao seu próximo por meio das mídias, ajudará ainda mais na aceitação de outras religiões, e por fim, é primordial manter a liberdade de expressão, no entanto, ao passar dos limites a lei tem que entrar em ação corrigir os infratores.



Obs: Bruno tive dificuldades em fazer essa redação, não consegui elaborar bons argumentos, por isso usei muito os textos de auxílio, inclusive no parágrafo 3, peguei os dados dos textos motivadores. Dá uma olhada nos textos e me diz se eu errei nesse quesito, ou posso fazer isso de maneira mais indireta. A prova é corresponde ao Enem 2016 prova 1, ta ok? O que puder me ajudar nessa observação ficarei grato, responda nos comentários ou chat. Se a nota for baixa não me importo, o importante é corrigir os erros e levar como experiência. Ainda tenho muitos textos a redigir. Abraço!
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!