O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2016 - prova 1

O combate a intolerância religiosa

A formação do povo brasileiro tem sua origem na miscigenação de diferentes povos índios, negros e europeus constituíram a base social e cultural do que, hoje, é a nação brasileira. Todavia, esse processo ocorreu com a imposição da visão eurocêntrica sobre as expressões culturais indígenas e africanas. Isso se revela na intolerância religiosa presente na sociedade brasileira. Por ser fruto de uma construção social, a intolerância religiosa deves ser combatida por caminhos que desconstruam o preconceito e garantam a liberdade de crenças.
Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, os fiéis de religiões afro-brasileiras são o principal alvo do preconceito religioso. Esse fato mostra que a discriminação de crença religiosa está ligada a um outro preconceito ainda presente no contexto social brasileiro: o racismo. Assim, para analisar o preconceito religioso deve-se levar em consideração a cultura de exploração de mão-de-obra escrava na história brasileira e suas repercussões na configuração da sociedade atual.
Sendo uma democracia representativa, o povo brasileiro escolhe pelo voto seus representantes políticos. Dessa forma, a legislação reflete o pensamento e as opiniões que circulam na sociedade. Verifica-se que nas últimas eleições ocorreu um aumento de deputados eleitos pertencentes à bancada evangélica. Por ser um grupo com ideias tradicionalmente conservadoras, dentro do debate a respeito da liberdade de expressão, manifestação cultural e religiosa; deve haver um cuidado para não atingir a laicidade do Estado.
Em suma, de forma a combater a intolerância religiosa, o governo brasileiro pode por iniciativa do Ministério da Educação incluir no currículo escolar maior carga horário a disciplinas que pensam e discutam a história das religiões no Brasil. Sociologia, Filosofia e história são exemplos possíveis. E por iniciativa do Ministério da Justiça e Cidadania produzir e distribuir cartilhas que informem a população em geral sobre o combate ao preconceito religioso.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!