O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2016 - prova 1

O mundo tem presenciado constantemente episódios de intolerância religiosa, como é o caso da atuação do Estado Islâmico. No Brasil, essa realidade é igualmente presente, principalmente por raízes históricas e pelo fato de esse ser um país laico e de grande diversidade étnica e cultural. Sob esse aspecto é evidenciado um quadro de falta de empatia e extrema violência.
É importante pontuar, de início, pensamentos arcaicos e isentos de educação que ajudam a manter esteriótipos, muitas vezes, herdados do período colonial. Um exemplo disso foi que, em 2016, o caso de uma menina de 11 anos apedrejada e morta por usar vestimentas de determinada religião afro-brasileira foi noticiado. Helen Keller diz que o resultado mais sublime da educação é a tolerância. Sob essa ótica, faz-se necessária uma maior conscientização da população sobre a alteridade e diversidade.
Vale ressaltar, ainda, que a falta de fiscalização é um dificultador à erradicação do problema. A constituição garante uma equidade entre o tratamento dado aos diferentes membros da sociedade. Contudo, os episódios de desrespeito e violência, muitas vezes, não chegam ao conhecimento da justiça, como é o caso da agressão virtual. Pensando nisso, ONGs podem colaborar fiscalizando esses ambientes e criando espaços de denúncia online para combater a intolerância religiosa. Paulo Freire diz que qualquer forma de acabar com a violência é válida.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Primeiramente, o Ministério da Educação deve instituir palestras de conscientização nas escolas, apresentando aos jovens e crianças as diferentes crenças presentes no país, suas origens e, principalmente, suas importâncias para a construção histórica e social do mesmo. Essa medida visará a incitação ao respeito coletivo e à diversidade religiosa. Além disso, o governo deve firmar parcerias público privadas com empresas de segurança, para que essas realizem fiscalizações próximo a locais de rituais religiosos, com a finalidade de evitar possíveis atos de violência e sanar completamente esse problema que tem assolado o Brasil.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!