O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2016 - prova 1

Durante a colonização do Brasil, os jesuítas receberam a missão de "salvar a alma dos índios" e lhes ensinar
o caminho para a salvação, impondo a sua religião e cultura sobre a deles.Só a alma dos escravos não poderia ser salva, assim, eles iniciaram um processo de sincretismo religioso ao perceberem características de sua religião na nossa. Porém, em pleno século XXI, podemos perceber que a ideia dos portugueses encontra -se, hoje, enraizada na nossa sociedade que, apesar de ser uma das populações mais diversificadas etnicamente, têm se mostrado intolerante quanto a outras religiões.
Como já dizia Aristóteles: "Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida de sua desigualdade.", dessa forma é "natural" para o brasileiro aceitar e respeitar apenas aquele que pensa igual a ele, contribuindo assim, para mais incitações intolerantes. No entanto, muitos alegam que tem o direito de se expressar, partindo muitas vezes para a violência e, dessa forma, ultrapassando os limites da liberdade de expressão.
Além disso, o fato de termos no governo uma bancada evangélica, causa certa revolta em algumas pessoas, pois todas as religiões devem ter a sua representatividade , a fim de garantir direitos iguais para todos, porém, deve - se lembrar que pela Constituição, nosso Estado é laico, assim, precisa garantir que a religião e a política não entrem em conflito.
Fica claro, portanto, que é necessária uma ação conjunta da família e da escola, como formadoras de opiniões, ao ensinarem seus alunos a respeitarem crenças diferentes da sua através de trabalhos e seminários em que eles obtenham conhecimentos sobre outras religiões e aprendam os limites da liberdade de expressão. As mídias devem denunciar casos de intolerância e as medidas que se deve tomar nesses casos devem ser divulgadas para a sociedade. O Governo deve separar a política e a religião no Congresso, a fim de não ocorrer conflitos, além disso, deve garantir a funcionalidade das leis que punem incitações violentas relacionadas a cultura e a religião. Talvez, dessa forma, as religiões do nosso país possam viver em harmonia e não cometerem os mesmos erros do passado.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!