O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2016 - prova 1

É sábido que a intolerância religiosa vem de longa data, no Brasil escravocrata ela já era deliberadamente praticada, numa ávida tentativa de cristanizar os africanos que aqui viviam0000 outro exemplo é o genocídio judeu na 2ª guerra mundial que teve, entre outras causas, motivação religiosa.
Numa sociedade laica como a que vivemos, com uma diversa gama de culturas e religiões, em tempos modernos, é inadmissível que crimes dessa natureza sejam praticados, ferindo os direitos constitucionais do livre arbítrio.
A mudança cultural e a inversão de valores contribuem significativamente para que atrocidades religiosas sejam comumente praticadas, sendo assim podemos tranquilamente equipará-las ao preconceito e intolerância sofridos por pessoas que, por exemplo, não se enquadram no padrão de beleza impostos atualmente, sendo excluídas, ridicularizadas e até mesmo agredidas pelo simples fato de vivenciarem o que a consciência acredita.
Para que ocorra um retrocesso nesse quesito é necessário uma conscientização de que somos seres livres com direito a escolher o que nos convêm sem sofrer represálias, essa atitude de renovação deveria partir dos líderes religiosos que têm grande influência sobre seus seguidores. A punição justa e rigorosa dos praticantes desse atos também poderia trazer resultados benéficos, diminuindo o número de registros de intolerância.
Entretanto, esse é um longo e árduo caminho já que vivemos num país onde muito se fala e pouco se faz, são muitos argumentos e poucas ações concretizadas, ou seja, é muito leite e pouca nata.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!