O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2016 - prova 1

Reflexos do passado
Desde o início do período colonial , no séc xv , aos dias atuais , a intolerância religiosa consolidou-se e permaneceu forte . Ao chegar na América os europeus impuseram sua cultura aos índios e posteriormente aos negros , proibindo qualquer tipo de manifestação religiosa , diferente da europeia , no caso a religião católica , hoje o Brasil, carrega reflexos negativos desse passado etnocêntrico. Sendo assim , são necessários caminhos para combater a intolerância religiosa que persiste intrinsecamente ligada à realidade do país , seja pela carência de leis , seja pela lenta mudança da mentalidade social.
É incontrovertível que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas desse problema.De acordo com Aristóteles , a política deve ser utilizada de modo que , por meio da justiça o equilíbrio na sociedade seja alcançado.De maneira análoga , é possível perceber a intolerância religiosa rompe essa harmonia , haja vista que embora a constituição Federal assegura a liberdade de crença as pessoas , além de proteção e respeito às manifestações religiosas ,tenha sido um grande progresso em relação a manifestação da fé ,há brechas que permitem a ocorrência dos crimes , como muitas vítimas não denunciam por descrédito .Desse modo , evidencia -se a importância do reforço da prática de regulamentação como combate.
Outrossim, destaca-se o preconceito como impulsionador da intolerância religiosa. Segundo George Bernarde Shaw , o progresso é impossível sem mudança , aqueles que não conseguem mudar suas mentes não conseguem mudar nada . seguindo essa linha de pensamento , observa -se que o preconceito religioso , encaixa-se nessa teoria , uma vez que uma criança vive em uma família com esse comportamento,tende também a adota-lo por conta da vivência em grupo.Assim o fortalecimento do pensamento da exclusão do diferente , funciona como base dessa agressão.
Entende-se, portanto , que a continuidade da intolerância religiosa na contemporaneidade é fruto da fraca eficácia das leis e do preconceito como fato social - A fim de atenuar o problema , o governo Federal deve elaborar um plano de implementação de novas delegacias , dessa forma de crime , aliado à esfera estadual e municipal do poder, além de ampliar campanhas de abrangência nacional junto as emissoras abertas de televisão , como forma de estímulo à denúncia desses crimes . Dessa forma, com base no equilíbrio proposto por Aristóteles , esse fato social seja gradativamente minimizado no país .
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!