O filme “Meia-noite em Paris” retrata a efervescência cultural vivenciada pela elite intelectual parisiense durante a Belle époque. Fora da ficção, o acesso à arte perpetua-se restrito a uma pequena parcela da população, detentora de recursos financeiros e de exímia formação acadêmica. Logo, medidas devem ser tomadas para transformar esse cenário, que fomenta a desigualdade na sociedade brasileira.
A partir desse contexto, de acordo com a “Pedagogia do oprimido”, de Paulo Freire, a educação deve adequar-se ao meio no qual o estudante está inserido. No entanto, observa-se que, além de os principais centros artísticos: Cinemas, Teatros e Museus, encontrarem-se nas áreas nobres, dificultando o acesso daqueles que residem em regiões interioranas e periféricas; há falta de incentivo fiscal por parte do governo, para que a população de baixa renda frequente essas fontes culturais. Desse modo, a arte torna-se uma realidade distante de grande parte da população, contendo-se a um seleto grupo abastado.
Ademais, o movimento parnasiano comprometeu sua popularização ao retomar a poesia clássica, detendo-se à elite escolarizada, devido a linguagem altamente rebuscada. Nessa ótica, devido a pluralidade humana e aos diferentes níveis de formação intelectual, não se deve validar apenas uma expressão artística, visto que cada grupo busca nela o pertencimento, características que os representem. Desse modo, infere-se que, assim como a sociedade, a arte também é heterogênea, podendo ser representada por manifestações diversas, como o Ballet, a dança de rua, a música erudita e o funk.
Portanto, medidas devem ser tomadas para transformar essa problemática. Diante disso, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com as Secretarias Municipais, desenvolver projetos educacionais, por meio da implementação de uma disciplina, destinada ao estudo da arte e seus benefícios à sociedade, na grade curricular estudantil. Somente assim, haverá um acesso igualitário a esse recurso e a população gozará de uma formação intelectual e cultural plena.