O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Eleições no Brasil

A falta de conhecimento do brasileiro em relação ao funcionamento do sistema eleitoral do país representa o resultado do processo histórico de segregação, oficial ou não, entre o povo e o governo durante a história da nação, o que resulta numa descaso quase total com esse importante sistema de manutenção de governos democráticos e transparentes.


Desde o início da história política de nosso país, indo do período colonial até os dias atuais, o povo dificilmente teve real participação; seja porque o voto era censitário, porque estávamos em ditaduras populistas, porque estávamos em ditaduras antidemocráticas ou porque a população não tem interesse pelo processo político eleitoral. Em suma, o brasileiro ainda tem uma mentalidade colonial na qual as ordens vêm ?de cima?, cabendo ao povo apenas observar o que os poderosos fazem. Isso pode ser comprovado pelo recente Índice da Democracia, estudo publicado pelo instituto Economist Intelligent Unit, que coloca o Brasil como uma democracia falha. Isso significa que nossa democracia é imatura e o povo tem uma frágil cultura política.


Essa cultura política frágil, segundo Bruno André Blume do site politize, faz com que a população brasileira não tenha interesse pela política nem veja como sua participação pode mudar a realidade cotidiana do país. Ainda de acordo com o Bacharel em relações internacionais, o fato de as informações sobre a política em geral estarem ?espalhadas? em vários lugares da internet e em vários livros, a linguagem rebuscada utilizada torna a leitura quase impossível para a maioria das pessoas. Desse modo, um ambiente propício à ignorância e à apatia é criado.


Por fim, um primeiro passo para amenizar esse descaso pela política seria o Governo Federal criar um site que centralizasse todas as informações referentes aos processos políticos em nosso país numa linguagem acessível e de fácil acesso, fazendo a divulgação de tal projeto na televisão, rádio e na internet para garantir que a participação popular . Outra iniciativa seria a existência de grêmios políticos nas escolas, à exemplo das escolas norte americanas, fazendo com que os alunos desde cedo tenham contado com a política e sua importância para garantir a democracia.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!