O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Eleições no Brasil

As eleições brasileiras são alvos de grandes conflitos. As disputas para os cargos públicos envolvem vários partidos que se oposicionam e utilizam-se de discursos para atacar uns aos outros, como o debate entre Dilma e Aécio, para as eleições de 2014. A política brasileira foi construída em cima de estruturas autoritárias e corruptas. Historicamente, seu processo de democratização é recente e conturbado, o que implica em sérios problemas na gestão das eleições, com o desvio de dinheiro e caixa 2. Esses impasses são as portas para outros descasos públicos que devem ser coibidos.
Desde 1965, o código eleitoral proíbe o caixa 2, que significa não prestar conta à justiça sobre a origem dos investimentos nas campanhas, que podem ter envolvimento com a lavagem de dinheiro. O Brasil possui a propaganda eleitoral mais cara do mundo, de acordo com o cientista político David Samuels, e diversos fatores são responsáveis por isso. O primeiro é devido à vasta extensão de terra que o Brasil possui, consequentemente, é utilizada muita verba para alcançar todos os municípios. O segundo é a forma corrupta que o dinheiro é utilizado. É evidente ao longo do histórico político brasileiro que a compra de votos é presente na sociedade, isso é mais expressivo na política do café com leite - que elegia os representantes do país de acordo com o interesse da elite- e o coronelismo, que, por meio de uma política agressiva, arrecadava votos para os coronéis. Esse "curral eleitoral" ainda existe, só que hoje tentam mascara-lo e esconder os crimes da eleição.
Os governos autoritários que dominaram o Brasil deixaram diversas feridas na política que até hoje não cicatrizaram, como os governos militares, com uma política opressora e narcisista. Várias campanhas eleitorais baseiam-se em interesses e corrupções. No governo de José Sarney, foi implantada a ideia de democracia, mas infelizmente essa vitória aparente da sociedade não passou de uma falsa propaganda eleitoral, pois no final das contas o país ficou afundado na crise. Pode-se compreender melhor os esquemas empreendidos nas eleições através da operação lava jato, que pôs a público todo um esquema envolvendo a Petrobras e várias empreiteiras. O dinheiro, advindo das negociações corruptas investigadas, foi utilizado em campanhas e compras de votos, para promover a dominação dos cidadão com uma propaganda falaciosa.
Assim, com base no que foi apresentado, as Eleições no Brasil devem passar por uma reforma, pois é direito do cidadão exercer seu voto, com uma campanha eleitoral segura e democrática. Para isso, é necessário que os poderes legislativo, executivo e judiciário promulguem uma nova lei, que restrinja a candidatura de pessoas que utilizam o caixa 2 e obrigue os candidatos a declararem a origem dos investimentos das campanhas e o total de gastos nela, caso não seja respeitada, o poder executivo deve entrar em ação e impedir que o infrator exerça qualquer cargo. Também é importante que em épocas de eleições, os eleitores sejam melhor informados sobres os pontos fortes e fracos de seus candidatos e que haja uma vistoria, pelo STF(supremo tribunal de justiça), sobre as propostas, garantindo que essas sejam cumpridas e que não ocorra nenhuma irresponsabilidade no governo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!