O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Eleições no Brasil

As eleições no Brasil acontecem de dois em dois anos, sendo intercaladas entre eleições federais - estaduais e municipais e é uma oportunidade para a população decidir o futuro do país, escolhendo os representantes tanto do poder executivo como do poder legislativo. Dessa forma, é válido analisar como a população se comporta diante desse evento.
É importante pontuar, de início, que o período eleitoral dos dia de hoje não é muito diferente do tempo dos coronéis, quando a prática de compra de voto e o abuso do poder era utilizada, conhecida como voto de cabresto. Tal situação se confirma com a observação de que ainda é o poder econômico que decide os resultados das eleições e o fato de que muitos políticos utilizam do seu poder para desviar dinheiro público para o financiamento de campanhas. Prova disso, é o grande número de propagadas, vinculadas pelas mídias, de conscientização de que o voto não tem preço.
É fundamental pontuar, ainda, que os brasileiros estão deixando de dar valor a esse momento de grande importância para uma nação. Esse fato acontece por causa dos incontáveis casos de corrupção envolvendo políticos, como é o caso da Lava Jato, como também, pela intolerância que é gerada durante esse período, como foi presenciado na ultima eleição presidencial, um verdadeiro campo de guerra entre "petralhas" e "coxinhas". Assim, as pessoas possuem motivos suficientes para não se envolverem em política.
Diante do exposto, é fácil notar que apesar de ser no período das eleições que a o pulação tem a chance de mudar a história do Brasil, esse momento não esta sendo aproveitado de maneira coerente. Assim, é preciso que o poder judiciário fiscalize ainda mais os políticos que praticam ações ilegais, que os órgãos competentes façam campanhas para desconstruir a prática da compra de voto e a ideia de que todos os políticos são corruptos e que a intolerância política seja punida. Dessa forma, mesmo que a passos curtos, os cidadãos passem a dar o devido valor às eleições.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!