O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Eleições no Brasil

Desde a Revolução Francesa de 1789, mulheres e homens tem lutado pelo direito ao voto. Esse direito só foi estabelecido no Brasil com a Constituição de 1988, que previa o voto obrigatório para todo cidadão entre 18 e 70 anos. A representatividade do povo através das eleições, apesar de desejada, acarreta alguns problemas e discussões.

No Brasil a democracia e o direito ao voto são resguardados perante a lei, garantindo que, periodicamente todos os cidadãos possam ir as urnas para eleger aquele candidato que o representará. A decisão do voto, feita pelo eleitor é inúmeras vezes baseada em suas ideias políticas e em torno da propaganda midiática realizada durante o período eleitoral.

Durante o período eleitoral é realizado diversas campanhas por parte dos candidatos no intuito de propagar suas proposta à população. Todavia, inúmeros políticos acabam excedendo de sua autopromoção ao sujarem as ruas com panfletos e ao prometerem bens materiais em troca de voto.

O voto segundo a constituição é secreto e pessoal, sendo assim, não deve haver influência externa de nenhum candidato sobre a decisão do eleitor. O Tribunal Superior Eleitoral prevê que a compra de votos é crime e que o candidato que cometer o ato ilícito, poderá ter seu mandato cassado e ficar ilegível. Entretanto, a falta de fiscalização faz com que, diversos candidatos que realizam a compra de voto continuem impunes.

A eleição é a forma como a população exerce sua democracia, porém ainda há pontos a serem melhorados. Apesar das leis contra a compra de votos estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral, ainda se faz necessário apoio da polícia militar de cada estado para ajudar na fiscalização de todas as zonas eleitorais. Se faz necessário também, a criação de canais online por parte do Estado, para a realização de campanhas eleitorais, no intuito de reduzir o lixo produzido durante as eleições e o gasto com impressão de panfletos. O dinheiro poupado com a impressão dos panfletos, pode ser redirecionado para a criação campanhas midiáticas que proporcione a conscientização da população eleitoral ativa sobre a importância do voto. Com essas medidas se torna possível assegurar eleições mais honestas e limpas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!